sábado, 31 outubro de 2020
Bertioga a caçulinha do litoral paulista

Bertioga a caçulinha do litoral paulista

Rica em grandes espécies da fauna e a flora

Bertioga a caçulinha do litoral paulista – Seu nome tem sua origem no tupi antigo falado na costa brasileira, através do termo tupi piratyoca, que significa “casa do peixe branco”. Para outros, no entanto, Bertioga tem origem no termo tupi buriquioca, que significa “casa do muriqui“. A teoria mais aceita é que Bertioga significa “casa do muriqui” em tupi.

Conheça as novas trilhas de Bertioga
| Cachoeira do Elefante – Bertioga |

O clima de Bertioga é o subtropical úmido, com verões quentes e invernos relativamente frios, com a ausência de mês seco, sendo julho o mês mais frio com média de 17 °C e o mês mais quente é fevereiro, com média de 30°.

Bertioga tem uma extensão litoranêa de 33 km, todas as praias são bem preservadas e algumas oferecem uma boa infraestrutura, são elas:

  • Praia da Enseada;
  • Riveira de São Lourenço;
  • Praia de Itaguaré;
  • Guaratuba;
  • Boracéia;
  • Praia do Indaiá. 

Bertioga a caçulinha do nosso litoral é a primeira cidade do litoral Norte, fica a cerca de 60 km de distancia de Santos (considerando caminho pavimentado) e a 100 km da rodoviária do Jabaquara em São Paulo.

Bertioga

Economia

Bertioga é uma das cidades que mais crescem no Brasil, com forte atividade da construção civilcomérciohotelaria e boa gastronomia.

Conheça as novas trilhas de Bertioga
| Rio Itaguaré |

Atividades

Apesar de tantas mudanças, a Cidade mantém a cultura caiçara, celebrada em eventos como a Festa da Tainha (entre junho e julho) e a Festa do Camarão na Moranga (entre agosto e setembro). A praia da Enseada de Bertioga fica mais próximo a cidade de Guarujá, enquanto Boiracéia fica próximo a São Sebastião.

Conheça as praias de Bertioga:

Essa praia de Bertioga vai do centro até o bairro Indaiá (onde tem a praia de mesmo nome), possuindo 12 km de extensão.

A Praia da Enseada é bem movimentada, e com boa infraestrutura, a praia é excelente para quem gosta de banho de mar, com o mar bonito e calmo, só tome cuidado de checar a bandeira, pois eventualmente a praia está imprópria para banho.
A praia de Riviera de São Lourenço, possui 4,5 km de extensão é a praia mais urbanizada de Bertioga com várias casas e prédios por perto, tem boa segurança e um belo gramado decorado com coqueiros, tudo isso aliado a um mar calmo é um convite as famílias e turistas.

Embora tenha um mar normalmente calmo, no pier da praia acontecem campeonatos de surf.
A praia mais procurada por surfistas em Bertioga, possui 3 km de extensão e fica dentro do Parque Estadual Restinga.

Tem disponível para aluguel canoas e caiaques, fica ao final da praia de Riviera e antes da praia de Guaratuba.

Uma praia pouco urbanizada e com muito verde.
Praia com bastante verde e bem rustica, com boa faixa de areia e tranquila, com mar calmo, o rio Guaratuba é outra atração da praia.
É uma praia bem urbanizada e muito procurada por turistas, é a ultima praia de Bertioga fazendo divisa com São Sebastião.

Com 4,7 km de extensão uma boa faixa de areia e boas opções para alimentação com vários quiosques e camping.
Entre as praias de Enseada e a de Riviera, encontra-se a praia do Indaiá, é uma praia pouco movimentada, bonita, tranquila, mas um pouco perigosa, é muito frequentada por praticantes de atividades náuticas.

Mapa das Praias de Bertioga

Bertioga a caçulinha do litoral paulista

Veja mais sobre Bertioga!

Conheça as trilhas de Bertioga!

Bertioga a caçulinha do litoral paulista