Santos a Megalópole do Litoral Paulista - Baixada Santista
domingo, 16 junho de 2024
Santos a Megalópole do Litoral Paulista

Santos a Megalópole do Litoral Paulista

Os jardins da orla de Santos, formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo

Santos a Megalópole do Litoral Paulista – Assim fica em Santos o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002 pelo Guinness World Records. Pois até hoje, nessa privilegiada posição, o jardim é um verdadeiro cartão postal da cidade. Surpreendentemente emoldurando os sete quilômetros de praia. São  5.335m de extensão e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m².

Portanto, o jardim também é uma galeria de arte ao ar livre. De tal forma que abriga nada menos que 38 monumentos e conjuntos esculturais. Ou seja, destacando personagens dos cenários, santista (inter)nacional.

Santos a Megalópole do Litoral Paulista
| Foto: Tadeu Nascimento |

Enfim, a cidade de praia é privilegiada pelo sol e pelo mar de águas, calmas. Sobretudo com infraestrutura de metrópole e repleta de belezas. E atrações para todas as idades, o ano todo. Assim é Santos, localizada em uma ilha. Onde a cordialidade, a segurança e a diversidade de cenários, apesar disso tudo, se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica. Transformando decerto a cidade em um destino único, que encanta e apaixona.

E tudo isso a apenas 70 km de São Paulo, a maior metrópole brasileira. Perto dos principais aeroportos (inter)nacionais. Com fácil acesso por modernas rodovias. Bela e esportiva, portanto, a cidade de Santos é ainda uma das principais rotas de cruzeiros marítimos. Se destacando por vezes no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

As Praias de Santos se totalizam em 7, vejam quais são elas:

  • José Menino;
  • Pompeia;
  • Gonzaga;
  • Boqueirão;
  • Embaré;
  • Praia da Aparecida;
  • Ponta da Praia. 

As Praias de Santos se estendem ao longo de 7 km, que, contudo, formam uma única praia na realidade, com uma única enseada, diferente das outras cidades da Baixada Santista. Porém, os canais de Santos, que delimitam alguns bairros de Santos. Também acabam dividindo a praia conforme as 7 praias diferentes, que recebem os nomes dos bairros da cidade.

Porém, outro grande ponto positivo da cidade, é que em todas as praias se encontram vários chuveirinhos.

A cidade de Santos possui área de 280,674 km², população de 433.966 (IBGE 2015), com densidade de cerca de 1.546 habitantes por km².

Águas das Praias de Santos são Naturalmente Escuras

Embora as praias em Santos sejam, normalmente, mais poluídas que as do litoral do norte. Devido a maior urbanização da cidade, já são mais pessoas morando em Santos que nas demais cidades. A cor da água do mar de Santos não é resultado de poluição e sim uma condição natural do mar de Santos.

Santos a Megalópole do Litoral Paulista

Santos apesar de gerar mais poluição também tem um ótimo tratamento de esgoto. E o programa onda limpa da Sabesp, tem melhorado cada vez mais isso. Atualmente é menos comum ver as praias de Santos como impróprias.

Conheça as praias de Santos:

Praia do José Menino

Santos - Baixada SantistaSantos a Megalópole do Litoral Paulista – Embora as praias de Santos derivem de uma única praia, como já dissemos, a praia do José Menino em Santos tem uma tendência melhor para ondas, exatamente por isso, é a praia favorita de surfistas.

Sua extensão percorre da divisa de São Vicente até o Canal 1 onde fica o Emissário Submarino de Santos. O monumento de Tomie Ohtake no Emissário Submarino, também ficou bem conhecido na cidade.

No emissário submarino de Santos tem uma pista de skate, muitas pessoas andam também de bicicleta ou patins no local. O quebra-mar oferece uma visão linda do pôr-do-sol.

Praia da Pompeia

Santos - Baixada SantistaMuitos a chamam de praia do José Menino, considerando que está vá da divisa até o canal 2, mas, na verdade, entre o canal 1 e canal 2, é a praia da Pompeia. Isso ocorre porque o bairro da Pompeia é novo, foi oficialmente declarado em 1998.

A Pompeia é um bairro predominantemente residencial, embora também se encontre uma boa quantidade de estabelecimentos comerciais.

A praia da Pompeia também é boa para o Surfe, tendo inclusive um monumento em homenagem ao surfe.

A prefeitura mantém também uma escolinha de surfe, que ensina o surfe para crianças.

Praia do Gonzaga

Santos - Baixada SantistaSantos a Megalópole do Litoral Paulista – A Praia do Gonzaga, vai do canal 2 ao canal 3, bem no seu centro tem a avenida Ana Costa, provavelmente a avenida mais importante da cidade. Devido à alta concentração de hotéis, essa praia é a que mais contém turistas.

A praia recebe o mesmo nome do bairro Gonzaga, que é uma área nobre de Santos, saindo da praia você encontra vários restaurantes, shoppings, diversas lojas para compras.

A praça da Independência, fica no coração do bairro, é bem conhecido, é comum lá eventos, manifestações, é comum também comemorações de torcidas ao final de campeonatos. Mesmo fora do verão, é extremamente difícil encontrar uma vaga para estacionar, e os estacionamentos próximos à praia são bem caros.

Praia do Boqueirão

Santos - Baixada SantistaA Praia do Boqueirão, vai do canal 3 ao canal 4, talvez a segunda praia de Santos mais frequentada por turistas, aos sábados tem uma feirinha de artesanato com algumas barraquinhas de lanches, na orla também tem a Gibiteca de Santos com eventos gratuitos.

A praia recebe mesmo nome de seu bairro “Boqueirão”, que é um dos bairros nobres de Santos, ficando a zona leste de Santos.

Boqueirão tem um significado curioso, “caminho que vai para o mar”, pois era o único caminho para a praia.

Antigamente o Boqueirão dava na antiga rua Caminho Velho da Barra, e era a única entrada para o mar, atualmente lá estão as ruas Osvaldo Cruz e Luís de Camões.

Praia do Embaré

Santos - Baixada SantistaA Praia do Embaré percorre do canal 4 ao canal 5, fica em frente a igreja do Embaré, marco importante da cidade de Santos. A praia também tem um parquinho que sempre é mantido bem cuidado.

Bairro nobre de Santos, o Embaré, dá o nome a praia, fica entre os bairros Boqueirão e Aparecida.

No Embaré fica a famosa Basílica de Santo Antônio do Embaré, popularmente chamada de Igreja do Embaré.

Praia da Aparecida

Santos - Baixada SantistaVai do canal 5 ao canal 6, próximo a ela fica o maior Shopping de Santos. Além do shopping, tem a fonte do Sapo é legal para as famílias, as crianças ali andam de skate, patins e bicicleta. O SESC de Santos também fica nesse bairro.

Localizado a leste de Santos, entre os bairros da Ponta da Praia e Embaré, a Aparecida é o segundo bairro mais populoso de Santos.

Ponta da Praia

Santos - Baixada SantistaPercorre do canal 6 ao canal 7. Praticamente não possui mais areia, portanto para quem gosta de pegar sol, não é uma opção.

A praia, contem muito das famosas muretas de Santos, é uma região legal para relaxar e observar o mar, os navios, alguns gostam de pescar ali.

É na Ponta da Praia que se encontra o Ferry Boat, onde é possível fazer a travessia entre Santos e Guarujá de carro e moto pela Balsa, ou a pé pelo barco.

O bairro possui Aquário Municipal de Santos, Museu do Mar, Museu Marítimo, Museu de Pesca e várias praças, com destaque a praça eng. José Rebouças, que tem um parquinho ótimo para as crianças se divertirem.

O que fazer em Santos?

Se engana quem pensa que só de praias vive Santos. Com seus 7 km de orla, elas são, sem dúvida, o principal atrativo da cidade litorânea. Mas a região vai muito além do banho de mar. Há muito o que fazer em Santos! Prepare-se para conhecer um Centro Histórico cheio de atrações, andar de bondinho, caminhar pelo maior jardim de praia do mundo e ainda dar um mergulho.

Confira este site com altas dicas!

Mapa de Santos

Santos a Megalópole do Litoral Paulista

Veja notícias de Santos!

Santos a Megalópole do Litoral Paulista

LIVE OFFLINE
track image Sua rádio no melhor lugar...
Loading...