domingo, 12 julho de 2020

Praias de Caraguatatuba

Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de Caraguatatuba. | Foto: Divulgação

O município de Caraguá, como é conhecido, possui uma enseada com recifes e leves ondulações de areia. Apresenta a Pedra do Jacará, na Prainha, e a Pedra do Sapo. A passagem do rio das Pedras complementa a beleza do local, contando ainda com várias quedas d’água.  As belezas da mata Atlântica também fazem parte dos atrativos e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar. A área de 88 mil hectares abriga trilhas, piscinas naturais e uma infinidade de espécies de pássaros, animais e plantas. 

Clique no nome de uma praia de Caraguatatuba:

Boa praia para pescar, possui uma formação rochosa que lembra uma freira ajoelhada olhando para o mar. É a Pedra da Freira, um dos locais mais visitados, e que abriga inúmeras lendas.

Como chegar: O acesso é feito através de uma pequena trilha no Morro da Pedreira. 

A praia das Palmeiras é uma bela praia, com águas calmas, límpidas e quiosques e bares para atender aos visitantes.

Com sua grande quantidade de quiosques é considerada também um ótimo point para jovens, além de muitas pousadas, sendo ótimo para os turistas.

Na praia há realização de campeonatos oficiais de Pesca e é ótimo para prática de outros demais esportes, sendo o ambiente ideal para toda a família. 

Como chegar: É possível chegar a Praia das Palmeiras pela Praia do Indaiá que fica ao lado.

Quando o assunto é diversão, a Praia do Centro é uma ótima opção para toda família. Sua atração principal é a Avenida da Praia e a Praça de eventos em que acontecem os maiores shows programados para todo o verão.

Um lugar com infra-estrutura para atender turistas de todo mundo e moradores locais, com presença de quiosques e bares e uma pista oficial de skate.

A Praia do Centro também é ótima para quem gosta de esportes pois ela é palco também o maior evento motociclístico do Litoral Norte onde motociclistas de todo o Brasil se reúnem uma vez por ano para mostrar do que são capazes em duas rodas. 

A praia do Centro ocupa toda a orla do centro da cidade, até o rio que a separa da praia do Indaiá e também é um lugar tranqüilo e agradável, sendo ideal para caminhadas com a família e um refrescante banho de mar.

Como chegar: Localiza-se entre o centro da cidade e rio Santo Antônio.

A Praia Martin de Sá é boa praia para pesca, possui formação rochosa, que lembra uma freira ajoelhada olhando para o mar. É a pedra da Freira, um dos locais mais visitados e que abriga inúmeras lendas.

A Praia Martin de Sá é uma praia movimentada e a mais freqüentada pelos jovens, point de encontros e possui os melhores bares noturnos de Caraguatatuba, tornando-a uma das praias mais badalada dos fins de semana e férias. 

A Praia possui ótima segurança para o banhistas, principalmente crianças e é a mais rasa do norte, possui bairro urbanizado, próximo a Prainha e tem infra-estrutura para receber turistas de todo o mundo, com caiaques, hotéis, ski-banana e passeios de escuna.

Como chegar: O acesso é feito através de uma pequena trilha no Morro da Pedreira e fica situada à Avenida Dr. Aldino Schiavi.

A Prainha de Caraguatatuba é um ambiente calmo, perfeito e de mar raso, ótimo para crianças e para ficar com a família.

É possível também chegar até a Praia do Garcez por uma trilha entre pedras a direita e outra, pelo canto esquerdo chega a Pedra do Jacaré, que é possível ser avistada na areia, deixando a paisagem ainda mais atraente. 

Pequena e urbanizada a Prainha fica a dois quilômetros do Centro e em seu canto esquerdo existe uma trilha que facilita a chegada na Praia do Camaroeiro passando pela famosa Pedra da Freira. A Prainha é definitivamente um dos melhores lugares para passar o dia e um dos caminhos mais agradáveis para chegar a outras praias.

Como chegar: A Prainha se localiza a 2km do Centro e fica entre a Ponta do Camaroeiro e a Praia Martim de Sá.

Praia de Massaguaçu é recomendada para pesca e surfe. Possuindo quase em toda sua extensão a característica de praia de tombo, requer cuidado devido às correntes marinhas que passam muito perto da orla. É bastante limpa.

A Praia da Cocanha é uma das praias mais belas do município de Caraguatatuba. Formada principalmente por pescadores artesanais e suas famílias e com excelentes opções de hospedagem, atrai diversos turistas, tornando-se uma das mais procuradas da região.

A Praia da Mococa localiza-se junto à foz do rio Mococa, entre as praias Cocanha e Tabatinga no município paulista de Caraguatatuba. Abriga vários quiosques em sua orla e ainda é considerada agreste, tranquila e uma das mais limpas.

Com um luxuoso condomínio residencial ao sul e uma vila de pescadores ao norte esta praia apresenta um forte contraste, de um lado uma requintada estrutura e de outro um local simples com uma pequena infra-estrutura para atender ao visitante. 

Na parte norte estão instaladas diversas garagens náuticas que em dias de grande movimento geram um intenso tráfego com a colocação e retirada de lanchas e iates do mar.  Suas águas são calmas e cristalina, sua areia é fina e fofa, porém mais compacta próxima ao mar, o que lhe confere uma boa balneabilidade.

O que fazer em Caraguatatuba ?

O agito pode vir tanto na Martin de Sá, que se apinha de gente e quiosques dia e noite, com petiscos, batidas, refrescos e diversão para todos os pudores, ou em orlas mais afastadas, como as praias de Cocanha e Mococa, que se dividem em águas calmas e turbulentas, mas indicadas para quem quer fugir um pouco do burburinho de gente – principalmente, em altas temporadas.

A cidade reserva, também, atividades náuticas, como mergulho, surfe e pesca, por exemplo, próximas às ilhas do Tamanduá e de Cocanha. Além disso, uma vista privilegiada das imediações de Caraguatatuba é recomendada pelos voos de asa-delta ou parapente, que partem dos 340 metros de altitude que chega o morro de Santo Antônio.

Mapa das Praias de Caraguatatuba