domingo, 12 julho de 2020

Praias de São Sebastião

São Sebastião, cidade histórica, abriga o segundo maior porto do estado

São Sebastião é um município do estado de São Paulo, localizado na microrregião de Caraguatatuba. Sua população foi estimada no ano de 2017 em 85.538 habitantes. Sendo a área total do município 495,679 km². O município é formado pela sede e pelos distritos de Maresias e São Francisco da Praia.

São 78 km de natureza magnífica, com 33 belíssimas praias. Vamos agora ver como são as praias escolhidas pelo Litoral na Mídia, confira algumas fotos e análise das praias.

Clique no nome de uma praia de São Sebastião:

Pouco badalada a noite, é uma praia que fica mais ou menos a 42 kms do centro de São Sebastião. Apesar da pouco movimentado a noite, ao longo do dia pode-se surfar, caminhar, mergulhar, enfim, aproveitar o que a praia tem para oferecer. Como os quiosques na beira mar, e até mesmo uma escola de surf para quem deseja entra nessa onda.

Localizada a 44 kms do centro de São Sebastião, Barra do Sahy é uma praia pequena, muito frequentada por famílias. Essa praia do litoral norte que possui águas muito tranquilas e areias bem claras, oferece vários atrativos para quem vai visitá-la. É ótima para pratica de mergulho, e especialmente para passeios de barco até As Ilhas, já que a praia fica bem próxima.

É um encanto, porque nela encontram-se as águas doce do Rio Una e salgadas do mar. Localizada a 56 kms do centro da cidade de São Sebastião, a praia tem areias bem claras, assim como o mar também. As águas são bastante agitadas, provocando ondas fortíssimas, mas quando se encontram com a doce água do rio, tudo fica mais calmo.

Localizada a 12 kms do centro de São Sebastião, é a primeira praia do Norte e por isso faz a divisa da cidade com Caraguatatuba. Uma ótima praia para tomar banho porque tem pouca profundidade, então, pode-se aproveitar com mais tranquilidade, por isso é bastante indicada para famílias com crianças. O movimento na parte da manhã por ali, ocorre muito em função da pesca e captura de crustáceos pelos moradores locais.

A Praia da Juréia é sem dúvida, uma relíquia da natureza, uma praia de areia branquinha e águas límpidas, em que é possível observar a preservação da Mata Atlântica e com a presença de diversas casas de veraneio faz o lugar parecer ainda mais agradável.

A Praia da Olaria uma praia pequena, com areias brancas e fofas e mar de águas rasas, mansas e cristalinas, um verdadeiro pedaço de paraíso. A Praia da Olaria é estritamente residencial e por esse motivo não é muito frequentada por turistas e sim por famílias tradicionais da região.

O que fazer: A praia das Cigarras é um verdadeiro monumento da natureza, com suas areias grossas e soltas e suas águas cristalinas e tranqüilas, que atrai muitos turistas que buscam um lugar paradisíaco e relaxante para passar o dia inteiro, e apesar de estar localizada em um bairro estritamente residencial vale a pena visitar.

A Praia de Barequeçaba tem uma faixa de areia larga, dura e escura, suas águas são tranquilas, ótimas para um bom banho de mar, com muita segurança e tranqüilidade, tanto para a família quando para as crianças brincarem. A praia de Barequeçaba é extremamente limpa, ótima para relaxar e sua proximidade com o centro de São Sebastião faz dela uma praia bastante popular. 

A Praia de Boiçucanga é de mar calmo, areia grossa e tom amarelado. Em seu canto esquerdo oferece acesso ao mar para barcos de pescadores e visitantes da praia.

Possui areias claras e águas muito limpas com coloração deslumbrante, que varia entre o verde e o azul, e por isso é considerada uma das mais belas praias de cidade.

Separada apenas por uma pequena península da Praia de Cambury, é a continuação da mesma, por isso tem características tão semelhantes.

Encontra-se a 10 km do centro, tendo vários acessos da ponta Norte à ponta Sul de Guaecá. Praia de águas cristalinas e com areias claras.

A Praia de Maresias é a mais conhecida de São Sebastião e, do litoral Norte de São Paulo, uma das mais visitadas, recebendo turistas do mundo inteiro. Muito badalada, point de gente bonita e em busca de diversão, aliada ao contato com a natureza.

Uma das praias mais bonitas de São Sebastião, Juquehy fica a 48 kms do centro da cidade. Possui areias bem brancas e um mar é azul esverdeado, que é um encanto para quem vai visitar.

Localizada a 1 km do centro, no bairro de Porto Grande, é uma praia ideal para as famílias. Seu mar muito tranquilo e sua areia bem branquinha, são atrativos tanto para os adultos como para as crianças.

À 18 kms do centro, é uma das praias que também está localizada num bairro residencial. A Praia de Santiago é de uma beleza sem igual, muito pequena, é uma praia de águas transparentes que tem a natureza ao seu redor

Muito famosa pela vila de pescadores que se estabeleceu ali, é o núcleo de pesca artesanal da cidade. Localizada a 10 kms do centro de São Sebastião, a praia de areia grossa e mar tranquilo e cristalino, não é muito frequentada.

A 13 kms do centro de São Sebastião, a Praia de Toque Toque Pequeno possui várias belezas naturais que atraem inúmeras pessoas. O que mais chama atenção na região fora a beleza natural, é o comércio dos peixes, que é feito ali mesmo na praia, pelos pescadores.

Localizada a 3.5 kms do centro de São Sebastião, recebeu esse nome, em virtude da pesca de arrastão muito comum nessa região.

Situada após o bairro de São Francisco, possui píer construído pelos pescadores. Oferece serviços de escuna, mergulho e pesca.

Muitas pessoas, ás vezes, passam por ela de carro e nem percebem, devido a sua pequena extensão, mas quem vai até a Praia Preta não consegue esquecer o visual do lugar, que fica a 1,5 km do centro de São Sebastião.

Centro Histórico de São Sebastião, SP | Foto: Divulgação – PMSS

O que fazer em São Sebastião?

Confira os eventos no litoral.

O cardápio de atrações é farto em São Sebastião. Vai do mergulho em praias desertas ao agito em areias concorridíssimas, incluindo caminhada em meio a trilhas, passeio de lancha para ilhas, canoagem e banhos de cachoeira. Tem ainda história preservada, restaurantes sofisticados e boates que não desligam o som antes do sol nascer.

Mapa das Praias de São Sebastião, SP.

SÃO SEBASTIÃO